A ANEL- Associação Nacional das Empresas de Lavanderia – foi fundada em 28 de setembro de 1977, com o objetivo de representar o setor de lavanderia no país, trabalhando para o seu desenvolvimento, através da união das lavanderias, assim como das empresas direta ou indiretamente voltadas para os seus diferentes segmentos.
Ela surgiu por iniciativa de um grupo de 54 empresários, de diferentes regiões do Brasil, que se reuniu para criar a entidade e, após várias discussões em torno de ideias e soluções, definir seus objetivos e projetos para o mercado de lavanderia, como representar e fortalecer a classe, fomentando o desenvolvimento técnico, a troca de experiências, entre outros.
Objetivos que a ANEL mantém até hoje, cultivados ao longo do tempo, atenta às mudanças do setor, buscando atualizar-se sempre, indo de encontro aos interesses e desafios do mercado atual. E visando facilitar a rotina de quem vive esse mundo das lavanderias.
Assim, agora em 2015, a ANEL estará completando 38 anos de atuação à frente dos interesses das lavanderias dos diferentes segmentos, como uma associação civil, sem fins lucrativos, voltada para a melhor forma de representar seus associados e o setor como um todo, promovendo e incentivando seu crescimento. Atualmente, a associação conta com 2 mil lavanderias em seu cadastro.
Atividades técnicas, parcerias, eventos voltados para o setor… A ANEL tem buscado, ao longo dos anos, acompanhar a modernização e desenvolvimento das lavanderias, sejam domésticas ou industriais, criando mecanismos para ir de encontro aos objetivos de um setor que vem crescendo e incorporando as transformações do dia a dia da vida moderna.
A ANEL é a representante das lavanderias em nível nacional, defendendo os interesses do setor. Com sede em São Paulo (SP), a associação tem buscado mais e mais capilaridade, indo de encontro aos seus associados em todo o país.
Conta com uma programação voltada para o aprimoramento dos associados e dos envolvidos direta e indiretamente com as lavanderias, promovendo cursos, eventos, feiras, entre outros, e disponibilizando diversos serviços, como assessoria jurídica, assessoria ambiental, atendimento técnico, biblioteca técnica, intercâmbio, mostruário de tecidos, pareceres técnicos, além de canais de comunicação como o site, o Facebook e as edições da Revista Lavanderia&Cia.